domingo, 18 de julho de 2010

Mensagem aos Teatros do Mundo

MENSAGEM AOS TEATROS DO MUNDO
                                                                            Helene Weigel

O teatro e as artes que lhe são relacionadas têm deveres e responsabilidade por demais elevadas em relação à comunidade humana. O resultado de nossos trabalhos é considerável e já pode ser avaliado por além de nossas fronteiras. É para apresentar ao público, de maneira divertida, com inteligência e elegância, imagens fiéis de nossa realidade que o convidamos ao teatro, a fim de que possa conhecer e compreender essa realidade.
Nós, a gente de teatro, contribuímos, com os meios que nos são próprios, para que o nosso planeta se torne enfim habitável. E isso significa, ainda e acima de tudo, que fazemos teatro para um presente de paz e um futuro de amizade no qual o ser humano será uma ajuda aos seus semelhantes.

Tal é a mensagem de bons votos que dirigimos a todos os teatros do mundo. Nós pedimos que todos optem em favor de uma arte para a qual Brecht via a seguinte alternativa: "A Arte, nesta época de grandes opções, também tem de optar. Ela tanto pode fazer-se instrumento de ínfima minoria que interpreta para maior número possível o papel de Destino, exigindo uma fé antes de tudo cega, como pode colocar-se ao lado dos mais numerosos e confiar-lhe seu destino. Ela pode levar o homem à embriaguez, à ilusão e ao milagre. Pode aumentar a ignorância ou ampliar o conhecimento. Ela pode apelar para as forças, cuja eficácia se revela em sua capacidade de destruição ou para aquelas que se mostram construtivas".


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Extraido de Variedades, 1967
Suas críticas e sugestões serão recebidas com o maior agrado.
Si te gustó este artículo, favor de dejarme un comentario a continuación.
Gracias. CDarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário